Plantas Medicinais

 Aromaterapia

Aromaterapia

Medicina natural baseada no uso de plantas aromáticas com fins terapêuticos. Conheça seu princípio, sua prática, benefícios e contra-indicações.
 Óleos essenciais

Óleos essenciais

O que são óleos essenciais ?
O óleo essencial é o líquido obtido de uma planta, através de destilação ou extração química por solventes.
Abacaxi

Abacaxi

Abacaxi, planta medicinal utilizada contra a celulite, geralmente apresentada em forma de cápsulas.
Ler a sequência: nomes & família
Abóbora

Abóbora

Abóbora: planta medicinal utilizada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata, pode ser encontrada em forma comprimido ou cápsula.
Absinto

Absinto

O absinto é uma planta medicinal que favorece a digestão e pode ser freqüentemente encontrada em forma de infusão ou decocção.
Observações interessantes
- A planta do Absinto também pode ser destilada para produzir álcool. Mais conhecida c
Açafrão

Açafrão

Açafrão: Planta medicinal com forte efeito antioxidante, tendo uma ação preventiva contra o câncer, pode ser encontrada em pó ou em cápsulas.
Acerola

Acerola

Planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em vitamina C, que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infecciosas.
Agave

Agave

Agave: planta medicinal laxante utilizada em caso de prisão de ventre ou distúrbios digestivos, ela pode ser encontrada em forma de suco.
Agnocasto

Agnocasto

O agnocasto é uma planta medicinal utilizada contra a dismenorréia (cólicas menstruais) que pode ser encontrada frequentemente em forma de cápsulas.
Aipo

Aipo

Aipo: planta medicinal com efeito diurético, utilizada em caso de cistite, pode ser utilizada em forma de infusão à base de grãos.
Alcachofra

Alcachofra

Planta medicinal protetora do fígado, utilizada contra problemas hepáticos como os cálculos biliares, má digestão, ou ainda, em caso de cirrose; é apresentada em forma de cápsulas.
Alcaçuz

Alcaçuz

Alcaçuz: planta medicinal expectorante utilizada principalmente em caso de tosse ou catarro, é geralmente encontrada em infusão, raíz para chupar ou mastigar, e balas.
Alecrim

Alecrim

Alecrim, planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumatismal, apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas.
Ler a seqüência : nomes e família do alecrim
Alfazema

Alfazema

Alfazema: Planta Medicinal utilizada em uso interno para tratar a ansiedade ou o nervosismo, e em uso externo para desinfetar os ferimentos leves. Ela pode ser encontrada em cápsulas ou líquido.
Alho

Alho

Planta medicinal utilizada contra ateriosclerose e contra a hipertensão, em geral apresentada em forma de cápsulas ou comprimidos.
Alho de urso

Alho de urso

O alho de urso é uma planta medicinal utilizada contra a arteriosclerose e a hipertensão e pode ser encontrada em forma de cápsulas ou gotas.
Aloe

Aloe

Aloe: Planta medicinal antiinflamatória e desinfetante utilizada para feridas e queimaduras, é geralmente apresentada sob forma de gel ou pomadas.
Alquemila

Alquemila

Planta Medicinal de propriedades adstringentes, utilizadas em casos de diarréia benigna ou menstruações dolorosas, é apresentada quase sempre em forma de infusões (chás).
Altéia

Altéia

Altéia: planta medicinal béquica utilizada contra a tosse e como mordedor para as crianças. Ela é geralmente encontrada em infusão (chá) ou em raíz seca.
Amora-preta

Amora-preta

Amora-preta: planta medicinal com efeito adstringente, indicada para combater as diarréias, ela pode ser encontrada geralmente em infusão.
Anis-estrelado

Anis-estrelado

Anis-estrelado: Planta Medicinal utilizada contra problemas digestivos e em particular contra gases. É apresentada quase sempre em forma de infusão.
Arando vermelho

Arando vermelho

Arando vermelho: planta medicinal utilizada principalmente na prevenção e como desinfetante das vias urinárias (por ex. cistite). Pode ser encontrada frequentemente como suco.
Argânia

Argânia

Argânia: planta (medicinal) utilizada principalmente em forma de óleo, para diversos usos cosméticos e dermatológicos.
Arnica

Arnica

Planta medicinal antiinflamatória utilizada em uso externo, em caso de contusões ou hematomas, é apresentada em forma de pomada.
Árvore do chá

Árvore do chá

Árvore do chá: Planta Medicinal utilizada principalmente em forma de óleo essencial, indicada sobretudo em caso de micoses dos pés ou das unhas
Babosa

Babosa

Planta medicinal antiinflamatória e desinfetante utilizada para feridas e queimaduras, é geralmente apresentada sob forma de gel ou pomadas.
Barbatimão

Barbatimão

Planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indígenas.Tem ação anti--séptica, cicatrizante, antibacteriana e antifúngica.
Bardana

Bardana

Bardana, planta medicinal utilizada em uso interno contra a acne e os furúnculos, e em uso externo, no tratamento contra o eczema.
Beladona

Beladona

Beladona: Planta Medicinal indicada em caso de problemas do sistema nervoso ou da digestão bem específicos. É prescrita sob estrita supervisão médica e é geralmente encontrada em forma de gotas.
Bétula

Bétula

Bétula: Planta Medicinal utilizada como diurético contra as cistites (leves), é geralmente encontrada em forma de infusão.
Boldo-do-Chile

Boldo-do-Chile

Planta Medicinal utilizada principalmente por seu efeito espasmolítico, contra os distúrbios digestivos,como queimações de estomagos.
Borragem

Borragem

Borragem: planta medicinal utilizada para tratar e apaziguar diversos problemas de pele (pele seca ou sensível, neurodermatite, rugas,...). Ela pode ser encontrada em creme, pomada ou cápsula.
Broto de pinheiro

Broto de pinheiro

Broto de pinheiro: "planta medicinal" com efeito expectorante, administrado em uso interno para tratar a tosse produtiva. Ele é geralmente utilizado em xarope ou balas.
Butterbur

Butterbur

Butterbur: planta medicinal com efeito antialérgico e espasmolítico, utilizada respectivamente contra a rinite alérgica e as dores de barriga. Ela pode ser encontrada em forma de medicamentos prontos para o uso.
Cacau

Cacau

Cacao: Planta (Medicinal) com efeito estimulante sobre o sistema nervoso, útil para tratar uma depressão leve, é encontrada sobretudo em forma de alimento (chocolate) e cápsulas.
Café

Café

Café: planta (medicinal) utilizada como estimulante, aceleradora da absorção de outras moléculas (aumento da rapidez do efeito, por ex. do paracetamol), contra as dores de cabeça, enxaquecas e outras.
Cálamo-aromático

Cálamo-aromático

Cálamo-aromático: planta medicinal de efeito estomáquico com ação eficaz contra as queimações de estômago, pode ser encontrada em forma de infusão (chá).
Calêndula

Calêndula

É uma planta medicinal utilizada como cicatrizante e antiinflamatório, principalmente contra pancadas e ferimentos. Em geral é apresentada em forma de pomada.
Camomila

Camomila

Planta medicinal utilizada em uso interno contra os espasmos e os problemas digestivos, e em uso externo como desinfetante e cicatrizante.
Camomila romana

Camomila romana

Camomila romana: planta medicinal utilizada em uso interno contra os espasmos e a digestão, em uso externo como desinfetante e cicatrizante, é geralmente encontrada em forma de infusão, compressas ou líquido.
Canela

Canela

Canela: planta medicinal rica em óleo essencial e indicada principalmente em caso de distúrbios digestivos. Ela pode ser encontrada em infusões ou tintura.
Capim-limão

Capim-limão

Capim-limão: planta medicinal utilizada em uso interno como sedativo e digestivo e em uso externo contra as picadas de insetos.
Cardo-mariano

Cardo-mariano

Cardo-mariano: planta medicinal protetora do fígado (hepatoprotetora), indicada contra os distúrbios do fígado e da digestão, pode ser encontrada em gotas ou cápsulas.
Carvalho-vermelho

Carvalho-vermelho

Carvalho-vermelho: planta medicinal cujo córtex (dá árvore) possui propriedades adstringentes. É utilizada em caso de diarréia e pode ser encontrada em forma de decocção.
Castanha-da-Índia

Castanha-da-Índia

Castanha-da-Índia: planta medicinal utilizada em caso de pernas pesadas ou hemorróidas. Pode ser encontrada em cremes, cápsulas ou comprimidos.
Catuaba

Catuaba

Catuaba: existem três gêneros de plantas que são conhecidas como Catuaba: Anemopaegma, Erythroxylum e Trichilia. São plantas encontradas no Brasil e que são conhecidas pelo seu poder afrodisíaco.
Cava-Cava

Cava-Cava

Cava-cava (kawa-kawa): planta Medicinal ansiolítica e calmante, utilizada em casos de ansiedade ou estresse, que pode ser encontrada sob forma de medicamento pronto para o uso (comprimidos, cápsulas).
Cavalinha

Cavalinha

Cavalinha
Cavalinha: planta medicinal diurética e remineralizante, indicada para tratar os distúrbios nas vias urinárias (cistite) e os problemas articulares, pode ser encontrada em forma de infusão ou cápsulas.
Cebola

Cebola

Cebola, planta medicinal com efeito anti-alérgico e hipolipemiante, utilizada em caso de alergia ou picada de inseto.
Celidônia

Celidônia

Celidônia: planta medicinal utilizada em uso interno contra os problemas digestivos como os espasmos, e em uso externo contra as verrugas.
Cenoura

Cenoura

Cenoura: planta (medicinal) e/ou legume rico em betacaroteno que permite uma certa proteção face à radiação solar. É também utilizada para aumentar o bronzeado da pele e em caso de diarréia.
Chá de java

Chá de java

Planta medicinal utilizada por seu efeito diurético contra as infecções das vias urinárias.
Chá preto

Chá preto

Chá preto: planta medicinal e bebida utilizada principalmente como estimulante nos casos de fadiga. É apresentada quase sempre em forma de chá (infusão).
Chá verde

Chá verde

O chá verde é feito com a planta medicinal Camellia sinensis e é utilizado como estimulante, antioxidante e emagrecedor.
Cimicífuga

Cimicífuga

A cimicífuga é uma planta medicinal indicada para diminuir os sintomas da pré-menopausa e da menopausa, assim como as ondas de calor. É apresentada quase sempre em forma de comprimidos ou cápsulas estandarizadas.
Ler a seqüência: nomes e famíli...
Coca

Coca

Coca: Planta "Medicinal" com ação anestésica devido à la cocaína, indicada, por exemplo, em medicina dentária. No entanto, a cocaína é cada vez menos utilizada na medicina por causa das leis que a restringem.
Cominho

Cominho

Cominho: planta medicinal utilizada em caso de problemas digestivos (flatulência,...), pode ser encontrada geralmente em forma de infusão (chá).
Confrei

Confrei

Confrei: planta medicinal utilizada como antiinflamatório em caso de contusões e batidas, pode ser encontrada em gel.
Copaíba

Copaíba

Várias espécies podem ser chamadas de copaíba, sua resina tem ação antiinflamatória, gastroprotetora, antifúngica, antibacteriana e diurética.
Couve

Couve

Couve: planta medicinal calmante utilizada principalmente em uso externo, em forma de cataplasma, contra o reumatismo.
Cranberry

Cranberry

Planta medicinal utilizada principalmente em prevenção ou como desinfetante das vias urinárias e em caso de cistites repetitivas.
Cravo-da-Índia

Cravo-da-Índia

Cravo-da-Índia: planta medicinal utilizada em uso interno como digestivo, e em uso externo como desinfetante para problemas dentares ou da boca.
Dedaleira

Dedaleira

Dedaleira: planta medicinal indicada em caso de insuficiência cardíaca, vendida apenas sob prescrição médica, pode ser encontrada em forma de comprimido pronto para uso.
Dente-de-leão

Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta medicinal com ação diurética e depurativa que favorece a digestão, pode ser encontrada em infusão.
Edelweiss

Edelweiss

Edelweiss: Planta Medicinal que cresce nas montanhas, possui efeito antioxidante e pode ser encontrada em creme ou loções.
Epilóbio

Epilóbio

Epilóbio: planta medicinal com efeito sobre a próstata, indicada por exemplo, em caso de hiperplasia benigna da próstata. Pode ser encontrada em forma de infusão.
Equinácea

Equinácea

Equinácea, planta medicinal estimuladora das defesas imunológicas, com uma ação principalmente de prevenção contra a síndrome gripal ou a gripe.
Erica cinerea

Erica cinerea

Erica cinera: planta Medicinal com efeito diurético, utilizada em caso de cistite ou infecções urinárias, pode ser encontrada em forma de cápsulas.
Erva-de-São-João

Erva-de-São-João

Erva-de-São-João: Planta Medicinal utilizada para tratar os casos de depressão leve a moderada, pode ser encontrada em forma de cápsulas, comprimidos ou infusão (chá).
Erva-doce

Erva-doce

A erva-doce é uma planta medicinal utilizada contra os problemas digestivos, contra a tosse, e também para favorecer a amamentação. Geralmente, ela pode ser encontrada em infusão.
Erva-mate

Erva-mate

Erva-Mate: planta medicinal e bebida utilizada como estimulante, diurético e emagrecedor, pode ser encontrada em infusão ou cápsulas.
Espinheira-Santa

Espinheira-Santa

Cientificamente, está comprovada sua eficácia no combate a problemas gastrintestinais como a gastrite, úlcera e gases.
Espinheiro-branco

Espinheiro-branco

Planta Medicinal indicada em caso de problemas cardíacos, é apresentada quase sempre em forma de gotas, comprimidos ou cápsulas.
Espinheiro-branco, espinheiro-alvar, pilriteiro, crataegus, crataegos, cratego
Crataegus laevigata, oxyacantha, mono...
Espinheiro-marítimo

Espinheiro-marítimo

Espinheiro-marítimo: planta medicinal rica em vitaminas (sobretudo a C) e em aminoácidos, com um efeito estimulante. Indicada em casos de fadiga ou convalescência.
Estramônio

Estramônio

Estramônio: planta medicinal com efeito parassimpatolítico. No entanto, esta planta quase nunca é prescrita.
Eucalipto

Eucalipto

Planta Medicinal utilizada no tratamento da tosse (ação expectorante) e do resfriado (inalação).
Fel-da-terra

Fel-da-terra

Fel-da-terra: Planta Medicinal de efeito amargo e digestivo, utilizada contra diversos distúrbios digestivos, pode ser encontrada geralmente em forma de infusão (chá).
Feno-grego

Feno-grego

Feno-grego: planta medicinal utilizada em uso interno para estimular o apetite (por ex. em caso de anorexia) e em uso externo, como compressa contra as inflamações.
Figo

Figo

Figo: planta medicinal laxante indicada em caso de prisão de ventre, pode ser encontrada em xarope.
Filipêndula

Filipêndula

Filipêndula: planta medicinal antiinflamatória e antálgica, ela é utilizada em caso de doenças reumatismais e pode ser encontrada em forma de comprimidos ou cápsulas.
Flor de laranjeira

Flor de laranjeira

Planta medicinal com efeito calmante, ela é utilizada em caso de distúrbios do sono ou tensões nervosas e pode ser encontrada em infusão (chá).
Folha de urtiga

Folha de urtiga

Urtiga (folha de): Planta medicinal utilizada em uso interno como diurético, em uso externo como adstringente ou cosmético, pode ser encontrada com freqüência em forma de infusão ou em solução.
Framboeseira

Framboeseira

Framboeseira: planta medicinal utilizada contra os problemas digestivos e durante os três primeiros meses da gravidez para distender o útero, pode se encontrada em infusão.
Frângula

Frângula

Frângula: planta medicinal com efeito laxante, indicada em caso de prisão de ventre, pode ser encontrada em forma de extrato, comprimidos estandarizados ou xarope.
Freixo

Freixo

Freixo: planta medicinal com ação antiinflamatória, utilizada em caso de reumatismo (gota, artrose,...), geralmente encontrada em cápsulas.
Funcho

Funcho

Planta medicinal, com efeito anti-espasmódico e expectorante, indicada para diversos males, em particular para os digestivos, é apresentada frequentemente sob forma de infusão ou cápsulas.
Galanga

Galanga

Galanga: planta medicinal contra diversos distúrbios digestivos, é freqüentemente encontrada em infusão (chá).
Garra-do-diabo

Garra-do-diabo

Planta Medicinal anti-inflamatória, utilizada em casos de reumatismos (artrose,...), é encontrada geralmente em forma de cápsulas ou em comprimidos.
Genciana

Genciana

Genciana: planta medicinal com efeito amargo e digestivo, utilizada contra diversos distúrbios digestivos, pode ser encontrada como infusão.
Gengibre

Gengibre

Gengibre: planta medicinal utilizada com estimulante sexual e contra as dores de viagem, pode ser encontrada em forma de cápsulas, comprimidos, suco ou infusão (chá).
Gilbarbeira

Gilbarbeira

Planta medicinal utilizada contra os distúrbios venosos (pernas pesadas), geralmente encontrada em cápsulas.
Ginkgo biloba

Ginkgo biloba

Ginkgo biloba: planta medicinal que melhora as performances do cérebro (memorização, vascularização,...), e é geralmente encontrada em cápsulas ou comprimidos estandarizados.
Ginseng

Ginseng

Ginseng: planta medicinal estimulante, utilizada como tônico em caso de fadiga, pode ser encontrada em comprimidos ou cápsulas.
Groselha

Groselha

Groselha: Planta Medicinal utilizada em folha seca contra os distúrbios reumatismais e em bagas contra as dores de garganta, pode ser encontrada em cápsulas ou pastilhas.
Guaco

Guaco

Planta medicinal que pode ser usada em diversas doenças como tosse, bronquite, cólicas, diarréias, candidíase, alergias, entre outras.
Guaraná

Guaraná

Guaraná: o guaraná, Planta Medicinal rica em cafeína, o que favorece a vigilância e o despertar, é geralmente apresentada em forma de bebida ou cápsula.
Ler a seqüência: nomes e família do guaraná
Hamamélis

Hamamélis

Planta Medicinal utilizada em uso interno ou externo para tratar ditúrbios venosos como as hemorróidas. É freqüentemente apresentada em forma de comprimidos, cápsulas ou pomadas.
Ler a sequência: nomes e família do hamamélis
Hera-terrestre

Hera-terrestre

Hera-terrestre: planta medicinal utilizada em caso de tosse produtiva ou bronquite, pode ser encontrada em forma de medicamento pronto para o uso.
Hibisco

Hibisco

O hibisco é uma planta medicinal utilizada principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol. Também atua em doenças de fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas...
Hipérico

Hipérico

Hipérico: Planta Medicinal utilizada para tratar os casos de depressões leves a moderadas, é apresentada quase sempre em forma de cápsulas, comprimidos, infusão.
Ler a seqüência: nomes e família do Hipérico
Hortelã

Hortelã

Hortelã: Planta Medicinal com propriedades digestivas e aromáticas, pode ser utilizada principalmente em infusão.
Ler a seqüência: nomes e família do hortelã
Ipecacuanha

Ipecacuanha

Ipecacuanha: planta medicinal de origem brasileira, utilizada principalmente em fitoterapia como expectorante em caso de tosse produtiva ou bronquite, é geralmente encontrada em xaropes.
Jaborandi

Jaborandi

O jaborandi é utilizado principalmente em colírios para o tratamento de glaucoma, mas em receitas caseiras é muito usado para baixar febre.
Konjac

Konjac

Konjac, planta medicinal originária do Japão, inibidora do apetite, ela pode ser encontrada geralmente em forma de cápsulas.
Lariço-europeu

Lariço-europeu

Planta medicinal (árvore) com um efeito hiperemiante, utilizada em uso externo contra reumatismos, ela é geralmente encontrada em pomada ou bálsamo.
Levístico

Levístico

Levístico: planta medicinal utilizada em caso de problemas digestivos (flatulência,...), é geralmente encontrada em infusão (chá).
Limão

Limão

Limão: planta medicinal antisséptica indicada principalmente para prevenir doenças infecciosas, é geralmente utilizada em sucos ou óleo essencial.
Limonete

Limonete

Limonete: planta medicinal utilizada como calmante contra o nervosismo e os distúrbios gastrointestinais relacionados ao estresse. Esta planta é geralmente encontrada em forma de infusão (chá).
Linhaça

Linhaça

Linhaça: planta medicinal utilizada como laxante em caso de prisão de ventre crônica, pode ser encontrada em grãos.
Louro

Louro

Planta medicinal utilizada principalmente em caso de problemas digestivos e distúrbios reumatismais.
Lúpulo

Lúpulo

Lúpulo: planta medicinal com efeito sonífero, calmante e ligeiramente antidepressivo, ela é geralmente encontrada em infusões (chás), comprimidos ou cápsulas.
Maca peruana

Maca peruana

Planta medicinal originária do Peru, utilizada por seu suposto efeito estimulante sexual (afrodisíaco). Ela é geralmente encontrada em comprimido ou pó.
Maconha

Maconha

Maconha: "Planta Medicinal" com efeito psicotrópico e antiemético, pode ser encontrada em determinados países (Canadá ou EUA) em suco (estupeficante) ou medicamentos prontos para o uso (THC sintético).
Malva

Malva

Malva: planta medicinal desinfetante e emoliente utilizada em caso de dores de garganta ou tosse seca, pode ser encontrada em forma de infusão, balas, cápsulas ou solução (gargarejo).
Mamona

Mamona

Mamona, planta medicinal com forte efeito laxante, utilizada contra a constipação (prisão de ventre) de curta duração (não crônica), pode ser encontrada em forma de óleo para ingerir.
Manjericão

Manjericão

Manjericão: planta medicinal utilizada em caso de problemas digestivos, é geralmente encontrada em forma de infusão (chá) ou óleo essencial.
Matricária

Matricária

Matricária: planta medicinal utilizada para tratar a enxaqueca e as dores de cabeça, pode ser utilizada em infusão ou cápsula.
Meimendro-negro

Meimendro-negro

Meimendro-negro: planta medicinal indicada contra os problemas digestivos, deve sempre ser prescrita por um médico, e pode geralmente ser encontrada em forma de medicamento pronto para o uso.
Melissa

Melissa

Também conhecida como erva-cidreira esta planta é utilizada como sedativo, digestivo e para tratar a herpes labial.
Menta

Menta

Menta: planta medicinal com função digestiva e aromática, se encontra principalmente como chá.
Mil-folhas

Mil-folhas

Mil-folhas: planta medicinal utilizada para uso interno contra a anorexia (efeito amargo) e em caso de problemas digestivos com espasmos, e para uso uso externo contra as inflamações. A mil-folhas é geralmente utilizada em forma de infusão.
Mirra

Mirra

Mirra: Planta medicinal com ação adstringente, eficaz em caso de diversos problemas da boca (ex: aftas), é geralmente apresentada em tinturas ou óleo essencial.
Mirtilo

Mirtilo

Mirtilo: Planta Medicinal utilizada devido ao seu efeito adstringente em caso de diarréia e contra as pernas pesadas. Pode ser encontrada em forma de cápsulas ou suco.
Ler a seqüência: nomes e família do mirtilo
Mostarda-preta

Mostarda-preta

Mostarda-preta, planta Medicinal hiperemiante, utilizada em caso de reumatismo, ela pode ser encontrada em gel, cataplasma ou pomada.
Musgo-da-Islândia

Musgo-da-Islândia

Planta medicinal utilizada para combater a tosse e as dores de garganta, ela é geramente encontrada em infusões ou pastilhas.
Noz-de-cola

Noz-de-cola

Noz-de-cola: planta "medicinal" com ação estimulante devido à cafeína, ela é indicada, por exemplo, em caso de fadiga e geralmente encontrada em cápsulas.
Oliveira

Oliveira

A oliveira, planta medicinal com efeito hipotensor é utilizada contra a hipertensão e pode ser encontrada em forma de cápsula.
Painço

Painço

Cereal utilizado principalmente como forticante para os cabelos ou as unhas, graças ao seu teor em minerais, oligoelementos e vitaminas. O painço é geralmente encontrado em cápsulas.
Papoula

Papoula

Papoula, planta medicinal que possui moléculas muito eficazes contra as dores e a tosse. Ela pode ser encontrada em forma de medicamentos prontos para o uso.
Passiflora

Passiflora

A passiflora ou flor-da-paixão é uma planta medicinal que possui efeito calmante e sedativo contra o nervosismo e os distúrbios do sono. Pode ser encontrada em cápsulas, comprimidos mastigáveis ou infusão.
Observações interessantes
- A pass
Pimenta-malagueta

Pimenta-malagueta

Pimenta-malagueta: Planta Medicinal hiperemiante utilizada externamente em caso de afecções reumatismais, pode ser encontrada em forma de pomada, emplastro ou compressa.
Pinheiro silvestre

Pinheiro silvestre

Fitoterápico de uso interno contra tosse, bronquite, traqueíte, resfriado, sinusite e externo contra dores do reumatismo.
Pitangueira

Pitangueira

Árvore nativa da Mata Atlântica, suas folhas possuem efeito antidiarreico, hipotensor, diurético, entre muitos outros.
Potentilla

Potentilla

Potentilla, planta medicinal com efeito adstringente, eficaz contra a diarréia, pode ser utilizada em infusão.
Primavera

Primavera

Primavera: planta Medicinal que combate a tosse (ação expectorante), é apresentada quase sempre em forma de infusão.
Ler a seqüência: nomes e família da primavera
Prímula

Prímula

A prímula é uma planta medicinal útil para tratar e apaziguar a tensão pré-menstrual (TPM) e diversos problemas da pele. Ela pode ser encontrada em cápsula ou creme.
Psyllium

Psyllium

Psyllium: planta medicinal laxante indicada em caso de prisão de ventre crônica. As sementes de psyllium podem ser utilizadas na água (elas incham na água).
Pulmonária

Pulmonária

Pulmonária: planta medicinal expectorante et emoliente, utilizada principalmente em caso de tosse ou bronquite, pode ser encontrada em forma de infusão.
Rabanete

Rabanete

Rabanete: planta medicinal com ação digestiva, eficaz contra diversos distúrbios digestivos, principalmente hepáticos. Ele pode ser encontrado em cápsula ou suco.
Raiz de urtiga

Raiz de urtiga

Raiz de urtiga, planta medicinal utilizada em uso interno contra a hiperplasia benigna da próstata, pode ser encontrada em comprimidos, cápsulas ou infusão.
Rorela

Rorela

Rorela: planta medicinal com efeito antitosse, indicada em caso de tosse seca e utilizada geralmente em forma de infusão ou gotas.
Rosa Canina

Rosa Canina

Rosa-canina: planta medicinal rica em vitamina C, indicada no tratamento e na prevenção da síndrome gripal, e geralmente utilizada em forma de infusão (chá). Utilizada também em pó, para combater a artrose.
Ruibarbo

Ruibarbo

Ruibarbo: planta medicinal utilizada principalmente em uso interno, contra a constipação (prisão de ventre) ou em uso externo, em caso de aftas. Ela pode ser encontrada em forma de infusão ou em líquido para aplicação.
Sabugueiro

Sabugueiro

Sabugueiro: o sabugueiro é uma planta medicinal utilizada contra a síndrome gripal (flores), a tosse (frutos ou bagas) o resfriado (frutos ou bagas)...,
Salgueiro-branco

Salgueiro-branco

Slagueiro-branco, planta Medicinal indicada em caso de síndrome gripal ou dores reumatismais, pode ser encontrada em comprimidos, cápsulas estandarizadas ou infusões.
Salsão

Salsão

Salsão : planta medicinal com efeito diurético, utilizada em caso de cistite, deve ser utilizada em forma de infusão à base de grãos.
Sálvia

Sálvia

Planta Medicinal utilizada em uso interno como anti-transpirante e em uso externo como desinfetante (para a boca).
Saw Palmetto

Saw Palmetto

Saw Palmetto: planta medicinal utilizada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata, pode ser encontrada em comprimidos ou gotas.
Sempre-viva

Sempre-viva

Sempre-viva: planta medicinal utilizada principalmente em via interna contra determinados distúrbios digestivos, e em via externa para tratar os hematomas.
Sene

Sene

Sene: planta medicinal utilizada como laxante (irritante), em caso de prisão de ventre ocasional em adultos. Pode ser encontrada em cápsulas, grânulos ou infusão (chá).
Serpilho

Serpilho

Serpilho é uma planta medicinal com efeito desinfetante e antitussivo, utilizada em caso de tosse e dor de garganta. Ela é geralmente encontrada em forma de infusão.
Soja

Soja

A soja é uma planta que pode ser utilizada contra os sintomas ligados à menopausa, graças ao seu teor em fitohormônios. Ela é muitas vezes apresentada em forma de cápsulas.
Ler a seqüência : nomes e família da soja
Stévia

Stévia

Planta medicinal diurética, hipotensiva, anti-diabética, altera o metabolismo dos carboidratos no organismo.
Tanchagem

Tanchagem

Tanchagem: planta medicinal utilizada em caso de tosse, para desinfetar as vias respiratórias, ela pode ser encontrada em infusão (chá), cápsula ou xarope.
Tília

Tília

Tília: planta medicinal febrífuga e calmante, indicada em caso de resfriados e distúrbios do sono. É geralmente apresentada em forma de infusão (chá).
Tomilho

Tomilho

Planta medicinal com um forte efeito desinfetante, utilizada contra tosses, bronquites ou dor da garganta.
Trevo vermelho

Trevo vermelho

Trevo vermelho: planta medicinal rica em fitoestrógenos, utilizada contra os sintomas ligados à menopausa (ainda são necessários estudos clínicos para comprovar esta ação), pode ser encontrada em cápsulas.
Trevo-cheiroso

Trevo-cheiroso

Planta medicinal utilizada contra os distúrbios venosos (pernas pesadas), pode ser encontrada em cápsula ou infusão.
Tussilagem

Tussilagem

Tussilagem: planta medicinal antiinflamatória utilizada contra a tosse e o catarro, ela pode ser encontrada principlamente como infusão (chá).
Ulmária

Ulmária

Ulmária: Planta Medicinal antiinflamatória e antálgica, utilizada em caso de doenças reumatismais, pode ser encontrada em comprimidos ou cápsulas.
Urtiga

Urtiga

Urtiga: Planta medicinal utilizada em uso interno como diurético, em uso externo como adstringente ou cosmético, pode ser encontrada com freqüência em forma de infusão ou em solução.
Uva-do-monte

Uva-do-monte

Uva-do-monte: planta medicinal utilizada principalmente em prevenção, como desinfetante das vias urinárias (ex. cistite), pode ser encontrada em forma de suco.
Uva-ursi

Uva-ursi

Uva ursi: planta Medicinal utilizada como desinfetante das vias urinárias (por ex.contra as cistites), é geralmente encontrada em infusão ou cápsula.
Valeriana

Valeriana

Valeriana: planta medicinal com efeito sonífero e calmante. É encontrada mais comumente sob forma de chá (infusão) ou comprimidos.
Verbasco

Verbasco

Verbasco: planta medicinal para tratar a tosse (ação expectorante), pode ser encontrada em forma de infusão (chá) ou xarope.
Verbena

Verbena

Verbena: planta medicinal utilizada para o seu efeito calmante contra o nervosismo e os distúrbios gastrointestinais relacionados ao estresse, pode ser encontrada em forma de infusão (chá).
Videira vermelha

Videira vermelha

Videira Vermelha: Planta Medicinal utilizada contra os distúrbios venosos (pernas pesadas), é frqüentemente aparesentada em forma de cápsulas, creme ou gel.
Ler a seqüência: nomes e família da Videira vermelha
Zimbro

Zimbro

Zimbro: planta medicinal utilizada contra diversos problemas digestivos ou em caso de reumatismo, pode ser encontrada em forma de infusão ou tintura (uso externo)
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB