Mundo Animal

Babuíno

Babuíno

Nome científico: Papio papio

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Papio
Espécie: P. anubis

Distribuição
Esta espécie pode ser encontrada, em bastante quantidade, em diversos países da África Equatorial, nomeadamente na Guiné, Guiné Bissau e Senegal existindo ainda algumas populações isoladas no Malí e Mauritânia entre outros países africanos.

Vivem em grupos numerosos, constituídos por um harém de fêmeas, jovens machos e um macho adulto dominante. Em volta destes grupos vivem os machos adultos solteiros que tentam derrotar o macho dominante para tomar o seu lugar.

Alimentação
Os babuínos são omnívoros, alimentam-se principalmente de vegetais, frutos e sementes, mas ocasionalmente comem pequenos répteis, aves, ovos, insectos e carne de outros animais que possam encontrar mortos.

Estado conservação
Segura ou pouco preocupante

Gestação e maturidade sexual
As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos dois anos, embora a maioria só fique grávida pela primeira vez por volta dos 4 anos. Quando grávidas o tempo de gestação é de cerca de 180 a 185 dias, nascendo quase sempre apenas uma cria. A mortalidade nos jovens é elevada, vitimas de acidentes ou das lutas entre machos adultos pelo domínio do grupo.

Tamanho
Os machos adultos podem medir até 1,1 metros e pesar 25 kg.

Longevidade
Em liberdade a esperança de vida dos babuínos rondará os 35 anos, embora em cativeiro possam viver até cerca dos 45.


Macaco-do-Japão

Macaco-do-Japão

Nome científico: Macaca fuscata

Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Superfilo: Deuterostomia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Cercopithecoidea
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Tribo: Papionini
Género: Macaca
Espécie: M. fuscata

Outros nomes:
Macaco-japonês
Macaco-da-neve
Japanese Macaque
(Inglês)
Macaque à Face Rouge ou Macaque Japonais (Francês)

Distribuição:
Os animais desta espécie são encontrados em vários locais e ilhas do Japão; Honshu, Shikoku, Kyushu e nas ilhas de Awaji, Shodo, Yaku, Kinkazan e Kojima, entre outros locais. Excluindo o Homem, este é o primata que vive mais a Norte no planeta. No Inverno migram mais para Sul, habitando até mesmo regiões da costa e invadindo as praias, no Verão dirigem-se mais para Norte, para as montanhas, habitando locais até 1650 metros de altura. Estes movimentos sazonais ficam a dever-se ao intenso frio que se faz sentir nas montanhas durante os meses de invernia, embora estes macacos tenham facilidade em conviver com temperaturas muito baixas, como recorrentemente tem sido observado. São também conhecidos por aproveitarem as águas de fontes termais, para se banharem durante o Inverno. Com o passar dos anos, os macacos-japoneses têm-se deslocado para regiões onde antes não se encontravam, devido à pressão que tem sido feita sobre as regiões onde tradicionalmente era mais assídua a sua presença

No seu ambiente natural, vivem em grupos constituídos por 20 a 100 elementos, que se subdividem em pequenos subgrupos matriarcais. Normalmente, estes grupos apresentam um elevado número de fêmeas, chegando a ser de 3 para cada macho. Vivem com alguma tranquilidade social, por serem quase sempre pacíficos e pouco territoriais dentro do grupo.

Desde 1972 foi introduzida uma comunidade nos Estados Unidos, em Laredo, no Texas, que se adaptou perfeitamente e que se tornou um problema para as autoridades texanas por invadirem e destruírem recorrentemente algumas pequenas explorações agrícolas.

Estado de conservação:
Pouco preocupante. Existem poucos dados sobre o estado de conservação destes animais, embora seja uma espécie bastante estudada. Sabe-se que os seus números têm decrescido, por alguns dos locais onde habitam estarem a ser invadidos pela civilização, mas também porque, todos os anos, alguns milhares destes animais são abatidos pelos agricultores, por destruírem as suas colheitas e pomares. Estima-se que em cada ano sejam abatidos, ou capturados, cerca de 5000 macacos-japoneses, apesar de ser uma espécie protegida no Japão.

Hábitos alimentares:
Os macacos-japoneses alimentam-se principalmente de frutos, sementes, raízes, folhas e cereais, mas também de ovos, pequenos répteis e ocasionalmente de peixes. A sua dieta varia bastante, dependendo da época do ano e da região onde se encontrem.
É um dos poucos primatas que lava os alimentos antes de os ingerir, o que é tido como um sinal de inteligência desta espécie.

Maturidade sexual e gestação:
Os macacos desta espécie atingem a maturidade sexual por volta dos 3 anos, machos e fêmeas.
A gestação desta espécie dura em média 5,5 a 6 meses, nascendo normalmente apenas uma cria, com cerca de 500 gramas, que é desmamada em definitivo por volta dos dois anos.
Os nascimentos ocorrem durante todo o ano, com picos de nascimentos nas épocas em que existe mais alimento. Em média, depois de se tornarem sexualmente activas, as fêmeas começam a reproduzir-se a cada três anos.

Tamanho e peso:
Os machos são significativamente maiores e mais pesados que as fêmeas, atingindo cerca de 58 centímetros, enquanto as fêmeas raramente ultrapassam os 52 centímetros.
Também no peso se faz notar esta diferença, já que as fêmeas poucas vezes ultrapassam os 8,5 quilos e os machos chegam a pesar mais de 14 quilos.

Esperança de vida
A esperança de vida destes animais à nascença é de cerca de 30 anos, em estado selvagem, e cerca de 35 em cativeiro.


Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado

Nome científico: Leontopithecus rosalia

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Platyrrhini
Família: Cebidae
Subfamília: Callitrichinae
Género: Leontopithecus
Espécie: L. rosalia




Fotos de animais ameaçados de extinçao


Fotos de animais ameaçados de extinçao, Congresso Mundial da Natureza, que está sendo realizado na Espanha divulgou uma lista revisada,  da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).E afirma que 20% dos mamíferos do planeta podem desaparecer e que do ano de 1500 para cá, pelo menos 76 espécies desapareceram, nesta ‘lista vermelha’ da UICN das 5.487 espécies de mamíferos terrestres no mínimo 1.141 estão ameaçadas de extinção.
O UICN afirma que 188 espécies se encontram na categoria “perigo crítico”, tratando-se de uma situação de crise de extinção, causada principalmente pela perda e degradação de 40% dos habitats dos mamíferos do planeta, principalmente na América do Sul e Central, África e Ásia.
O estudo foi apresentado no congresso Mundial da Natureza na cidade de Barcelona e vai até o dia 14 de outubro.
Será que o ser humano terá que entrar em via de  extinção também para perceber e se concientizar que a vida no nosso querido Planeta Terra está gravemente ameaçada, pela poluição, devastação e falta de amor pelas coisas naturais.
Obs.: Veja também fotos dos macacos e lêmures ameaçados de extinção, belas fotos de animais selvagens, lindos filhotes selvagens, concursos de fotografia e muito mais na Categoria Natureza do site.
-No Link acima você poderá conferir também a lista dos animais brasileiros ameaçados de extinção, no  Livro Vermelho da Fauna Brasileira Animais Ameaçados de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, atualizado este ano, com 626 espécies de animais brasileiros que correm risco de sumir da natureza.
Fotos animais ameaçados de extinção
Chita
demônio da Tazmânia
Diabo da Tasmânia.
A perda de habitat, que coloca espécies em risco, acontece especialmente na América Central e do Sul, na África ocidental, oriental e central, em Madagascar e no sul e sudeste da Ásia
Animais em de risco extinção
Lêmure-  foto mostra espécie que existe em liberdade apenas em Madagascar.
lagarto
Lagarto gigante da espécie Gallotia auaritae, está seriamente ameaçada de extinção.
lince
Lince – Lista afirma que pelo menos 1.141 das 5.487 espécies de mamíferos terrestres estão ameaçadas de extinção; na foto, o Lince Ibérico, uns dos mamíferos ameaçados
anfibio
Os anfíbios também enfrentam a  “crise”. A foto rara do sapo Incilius holdridgei, que não é observado desde 1986.
Sengi
Este animalzinho é o Sengi, ele habita a Tanzânia.
cavalo selvagem
Cavalo selvagem vive na Mongólia.
jacaré
Crocodilo fotografado em Cuba.
peixe colorido
cavalo selvagem
Foca
ferrer
Ferret
aranha
Aranha da espécie Poecilotheria hanumavilasumica está entre os milhares de animais ameaçados de extinção.
caranguejo
Caranguejo da espécie Afrithelphusa Monodos

Animais em extinção: lista das espécies ameaçadas no Brasil e no mundo

Atualmente muitos ambientalistas e governos estão preocupados com a extinção de espécies de vertebrados e invertebrados devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem a exploração inadequada dos recursos naturais, poluição, destruição do habitat do animal, tráfico de animais silvestres e introdução de novos predadores. Tudo isso tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira e mundial.
Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.

Fotos: Animais ameaçados de extinção

Onça-pintada, Papagaio-da-cara-roxa e Jacaré-de-papo-amarelo
O IBAMA divulga uma lista de animais em extinção no Brasil, sendo a maioria das espécies de animais brasileiros oriundas da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal.

Confira a lista das espécies e animais ameaçados de extinção no Brasil e no mundo

Mamíferos ameaçados
Antílope-tibetano (Pantholops hodgsonii)
Elefante-indiano (Elephas maximus)
Elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis)
Elefante-da-savana (Loxodonta africana)
Baleia-azul (Balaenoptera musculus )
Chimpanzé (Pan troglodytes)
Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)
Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)
Leopardo (Panthera pardus)
Lobo-vermelho (Canis rufus)
Morcego-cinza (Myotis grisescens)
Muriqui (Brachyteles arachnoides)
Orangotango (Pongo pygmaeus e Pongo abelii)
Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)
Peixe-boi (Trichechus manatus)
Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)
Tigre (Panthera tigris)
Onça-Pintada
Urso-polar (Ursus maritimus)
Veado (Elaphurus davidianus)

Aves ameaçadas
Arara-azul-de-lear
Arara-azul-grande
Arara-azul-pequena
Ararinha-azul
Araracanga ou Arara-piranga
Arara-de-barriga-amarela
Arara-vermelha
Bacurau-de-rabo-branco
Bicudo-verdadeiro
Cardeal-da-amazônia
Maracanã
Papagaio
Rolinha
Tucano-de-bico-preto

Répteis ameaçados
Tartaruga-marinha
Tartaruga-de-couro
Dragão-de-komodo
Jacaré-de-papo-amarelo

Anfíbios ameaçados
Peixes ameaçados
Tubarão-baleia (Rhincodon typus)

Crustáceos ameaçados
Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)

Artrópodes ameaçados
Borboleta-da-restinga (Parides ascanius)
Plantas ameaçadas
Pau-brasil
Pau-de-cabinda
Jacarandá
Andiroba
Cedro
Mógno
Pau-Rosa
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB