2010, um ano de recorde climáticos

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

0 comentários


 
O ano de 2010 deve entrar na história com uma série de recordes. A começar pelo mais significativo:
dados da NASA, divulgados por seu Instituto Goddard, indicam que este pode ser o ano mais quente da História (considerando o registro de temperaturas dos últimos 130 anos). Isso ficou claro quando 17 países registraram temperaturas recorde em 2010. Já a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) anunciou oficialmente em Cancun, durante a 16a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que, segundo seus dados, 2010 estará com certeza entre os três anos mais quentes já registrados.

Embora os dados indiquem que o aquecimento global esteja mesmo ocorrendo ainda é incerto qual sua participação nos eventos extremos neste ano. Climatologistas lembram que 2010 também foi o ano em ocorreu o fenômeno La Ninã, onde existe um esfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico. O fato é que tanto nos meses de verão quanto do inverno, em ambos os hemisférios do planeta, uma série de eventos extremos foi presenciado pelos satélites de observação da terra. A coleção de  imagens trazidas aqui foi obtida com exclusividade pelo ((o))eco por cortesia do programa Global Observatory da Agência Espacial Europeia e da AEA.


Um pedaço de gelo do tamanho da ilha de Manhatan se desprende de um glaciar na Groelândia. Registrado feito mês de agosto pelo satélite Envisat-ASAR (ESA). Em 2010, a extensão mínima do gelo no Ártico foi atingida no dia 19 de setembro, e foi a terceira menor já registrada na História.




Imagem feita no dia 29 de julho de 2010 mostra as queimadas florestais ao redor da cidade de Moscou, capital da Rússia. Este foi o verão mais quente já registrado no país. Os termômetros chegaram à
marca de 38,2 C, 7,6 C acima da média. Estima-se que 11 mil pessoas acima da média tenha morrido neste período em decorrência da onda de calor e problemas respiratórios. (Imagem Envisat -ESA)



Mais um recorde: as maiores enchentes da História do Paquistão ocorreram entre os dia 26 e 29 de julho deste ano. Durante 4 dias ininterruptos, 300 mm de chuva caíram sobre a região norte do país. Cerca de 1500 pessoas morreram, 20 milhões ficaram desabrigados. Esta imagem feita entre os dias 18 de julho e 10 de agosto com sensor MODIS, da NASA, mostra em azul, as áreas alagadas.
(fonte Global Observatory -ESA)



No Brasil, embora muitos tenha dito que as queimadas foram recorde, a verdade é que elas foram apenas as maiores dos últimos 3 anos. No entanto, segundo dados do INPE, soubesse que o nível de poluentes na região amazônica atingiu pico graças a concentração de partículas de queimadas trazidas do Centro Oeste por correntes de ar. Nesta imagem, registrada pelo satélite uk-DMC no dia 11 de agosto de 2010, vemos uma área de 7200 hectares queimada no norte do Mato Grosso.




Confira 10 seres vivos descobertos neste ano 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

0 comentários
Apesar de uma espécie desaparecer da face da Terra a cada 20 minutos, segundo cálculos de entidades ambientais, a ciência vem se esforçando para encontrar seres vivos ainda desconhecidos. Logo abaixo, você vai ver uma seleção de dez animais descobertos em 2010. Alguns já haviam sido avistados antes, mas não existiam dados suficientes para a confirmação de que eram de uma espécie nova.
O ano de 2010 revelou muitos novos insetos, uma variedade de sapos, rãs e salamandras já ameaçados de extinção, um mamífero carnívoro (há 24 anos não se descobria um novo) e 5 mil espécies de seres vivos marinhos, graças a dez anos do projeto Censo Marinho. Veja alguns animais descobertos neste ano:

Macaco sauá
Editora Globo
Javier García
A nova espécie de macaco sauá, Callicebus caquetensi, foi encontrada na Amazônia colombiana. Há 30 anos, cientistas já falavam desta possível nova espécie, mas a guerrilha do narcotráfico na região impedia que pesquisadores entrassem na florestas para investigar. A notícia ruim é que o macaquinho está muito ameaçado de extinção.

Formiga Marciana
Editora Globo
Christian Rabeling
A formiga da espécie Martialis Heureka é cega e descolorida, especialmente adaptada para viver embaixo da terra. Ela foi descoberta na sede da Embrapa Amazônia, a 28 km da cidade de Manaus. Faz parte de uma grande pesquisa para identificação de espécies amazônicas.

>> Cientistas fazem busca mundial por anfíbios desaparecidos
>> Espécies recém-descobertas já estão ameaçadas

Sapo que não quer ser girino
Editora Globo
Robin Moore/ iLCP
Num esforço de cientistas para encontrar espécies desaparecidas de sapos e rãs – estes animais são muito sensíveis às mudanças ambientais – eles descobriram este sapo do gênero Rhinella também na Colômbia. Este animal, diferente de outros sapos, pula a fase de girino, bota os ovos na floresta e seus filhotes já nascem como pequenos sapos.
Lagosta cabeluda
Editora Globo
Reprodução/ New Scientist
A descoberta desta lagosta peluda foi anunciada este ano junto com mais 5 mil novas espécies, fruto de uma década de trabalho no projeto Censo Marinho.

 
Mais um lêmure
Editora Globo
Concervation International
Existem mais de 100 tipos de lêmures, e todos vivem nas selvas que ainda restam em Madagascar e estão ameaçados de extinção. Esta nova espécie, com faixas pretas na cabeça formando o desenho de um “Y” até as costas, foi anunciada recentemente pela ONG Conservation International.

Macaco de nariz arrebitado

Editora Globo
Thomas Geissmann
Este primata foi encontrado nas florestas de Mianmar e chama atenção pelo formato de seu nariz. A população local diz que a chuva faz encher o canal nasal do macaco fazendo com que fique espirrando descontroladamente. Ambientalistas acreditam que restem apenas 300 exemplares de Rhinopithecus strykeri vivos.
Peixe-vampiro
Editora Globo
Encontrado na região de Mianmar, o Danionella dracula leva o apelido de "peixe-vampiro" porque os machos da espécie tem dois longos caninos. Eles usam essa adaptação para brigar com outros machos.
Rã transparente
Editora Globo
Uma equipe de cientistas descobriu no Equador uma espécie de rã translúcida. Por viver em uma área de grande desmatamento, o animal já corre risco de extinção.
Verme marinho
Editora Globo
Reprodução/ New Scientist
Este animal foi descoberto em mergulhos a mais de 3 mil metros de profundidade entre Indonésia e Filipinas. A espécie Teuthidodrilus samae tem muitos tentáculos e estruturas sensoriais na cabeça.
Novo peixe
Editora Globo
Reprodução/ New Scientist
A espécie da família Lepiridae foi descoberta no sudeste do Oceano Pacífico, entre Peru e Chile por uma equipe de pesquisa odres britânicos e japoneses. O animal tem hábitos reclusos e prefere ficar escondido em pedras.

Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI196092-17770,00.html

beleza naturais do mundo

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

0 comentários
    

belezas naturais do mundo

    
















 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB